Reconstruindo o Museu Nacional
ONG lança
campanha para alunos conhecerem história do Museu Nacional
Publicado
em 04/10/2018 - 22:35
Por Douglas
Corrêa - Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro
A Associação Amigos do Museu
Nacional (SAMN), com apoio do Museu Nacional, da Quinta da Boa Vista, atingido do por um incêndio
no dia 2 do mês passado, está fazendo uma campanha de financiamento coletivo
que tem como objetivo retornar as atividades da instituição junto às
comunidades escolares. Até o momento, foram arrecadados mais de R$ 24 mil. O
objetivo da primeira meta é chegar a R$ 50 mil e a segunda etapa pretende
arrecadar R$ 300 mil.
Com os recursos arrecadados, a
proposta é continuar recebendo alunos, além de fazer mudanças na forma de
empréstimo dos materiais didáticos, na reorganização física do acervo
preservado, no acondicionamento dos materiais emprestados a cada escola
parceira, na organização da participação e na ida de servidores do Museu
Nacional às escolas. A campanha também permitirá a preparação de catálogo
digital para expor o material didático disponível para professores e o retorno
da recepção de turmas escolares em espaços internos.
Museu Nacional do Rio de Janeiro após o
incêndio - Fernando Frazão/Agência Brasil
De acordo com a presidente da
Associação Amigos do Museu Nacional, Vera Lucia Huszar, a principal intenção do
projeto é criar um centro de visitação para escolas dentro do Horto Botânico,
uma área dentro da Quinta da Boa Vista, com mais de 40 mil metros quadrados. Na
primeira etapa da campanha, com meta de R$ 50 mil, o objetivo é investir na
produção e na articulação do material didático.
“Na segunda etapa, com meta de R$
300 mil, a finalidade é reativar as visitas mediadas com estudantes de ensino
fundamental e médio e revitalizar o Horto Botânico, onde serão desenvolvidos um
circuito botânico nos jardins e um circuito expositivo de temática diversa,
especialmente em zoologia, com acervos, microscópios e mídias interativas. Além
disso, uma edificação em meio ao jardim será adaptada para o circuito
expositivo”, explicou Vera Lucia.
A campanha estará disponível até
o dia 21 de novembro no site Benfeitoria. As doações variam de R$ 20 a
R$ 10 mil, com direito a diferentes recompensas. A Associação Amigos do
Museu Nacional (SAMN) criou uma conta para receber doações destinadas a este
momento de emergência.
Os recibos de doações para
pessoas físicas e jurídicas serão emitidos pela SAMN, entidade de utilidade
pública, reconhecida no Estatuto dos Museus e que, há mais de 80 anos apoia
ações e projetos do Museu Nacional.
Edição: Fábio
Massalli
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